7 de nov. de 2009

NVIDIA RealityServer: renderização gráfica nas nuvens

Especialistas dizem que a internet irá acabar com os computadores como conhecemos, aquele gabinete responsável pelo armazenamento e processamento dos dados está com os dias contados. Imaginar o fim do HD é fácil, afinal, qualquer um já pode hospedar seus arquivos em serviços da web, mas como abandonar os processadores e placas de vídeo, cada vez mais necessários para os games e softwares gráficos? O caminho está diante de nós: NVIDIA RealityServer, servidores que permitem renderizações gráficas remotas ultra-realistas a partir de qualquer computador da rede.

“Desta vez a notícia não é do mundo dos games, mas nem por isto é menos empolgante”, declarou Dan Vivoli, vice-presidente da NVIDIA durante a apresentação do projeto. O Reality Server 3.0 irá revolucionar o trabalho dos engenheiros, arquitetos e designers, contando com uma estação destas, sua tarefa pode ser feita a partir de qualquer computador ligado à rede. Tampouco não se trata de projeções de um futuro distante, este servidor estará sendo comercializado a partir do dia 30 de novembro de 2009.

Diferentes condições de luz

As “rendering farms” (fazendas de renderização) são estações compostas por diversas máquinas ligadas em rede destinadas a uma única função: renderizar as imagens de um projeto realista em um tempo aceitavel. O RealityServer acaba com esta necessidade, um único servidor com oito GPUs suporta até 10 usuários, já uma estação com 100 núcleos é capaz de renderizar imagens de 1000 projetos de uma só vez.

A performance do RealityServer é focada no processamento gráfico e graças ao conjunto de GPUs Tesla RS, as estações são capazes de processar informações 10 vezes mais rápido que um servidor baseado em CPUs. A especialização das estações também implica em um consumo reduzido de energia e na economia de espaço.

RealityServer: um servidor gráfico

Já a tecnologia iray é a primeira foto realista e fisicamente correta do mundo e permite a utilização de objetos e sua interação com as partículas de luz, exatamente como na vida real. Uma versão gratuita do software também está sendo lançada para o desenvolvimento livre, esta disponível para máquinas comuns.

Mesmo que você nunca tenha se interessado por programas CAD, o lançamento do RealityServer também é uma notícia promissora para outras finalidades gráficas. As estações de trabalho que antes precisavam de poderosos processadores e placas de vídeo de peso, irão precisar apenas de uma conexão com a internet depois do lançamento deste servidor. Consegue traçar um paralelo entre os PCs de jogos?

Fable II, Lion Head Studios

Exatamente, da mesma forma que o processamento das imagens é feito remotamente pelos servidores, projetos futuros deverão fazer o mesmo com os games. Com as condições adequadas, qualquer Smart Phone será capaz de rodar Crysis, afinal, o trabalho duro ficará por conta de um servidor dedicado. Por outro lado, os jogos que rodam direto do navegador estão cada dia mais refinados e populares, contando com este apoio, eles não vão ficar devendo nada aos games mais hardcore.

Deixando a imaginação um pouco de lado, o RealityServer se encarrega de renderizar imagens estáticas, pouco importa se a tarefa irá demorar um, dois ou dez segundos a mais por conta da latência da rede. Agora imagine se o disparo da sua arma precisar esperar por conta desta mesma demora, poucos segundos são suficientes para acabar com a experiência dos games. Projetos de servidores gráficos para jogos certamente estão em desenvolvimento, mas devem demorar um pouco para contornar as dificuldades.

MX vs ATV: Untamed, THQ Inc.

O fato é que o RealityServer é o primeiro servidor dedicado a uma função específica quanto esta e que seu lançamento irá despertar o interesse de muitos projetos. De imediato, sua aplicação em sites irá proporcionar experiências inéditas e impulsionar o desenvolvimento profissional. Seu futuro nos games ainda não tem data marcada e já provoca grande barulho.

Créditos: Baixaki

Frederick dos S. Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário