8 de jan. de 2011

Nvidia entra no mercado de processadores

imagem


A Nvidia acaba de anunciar planos de construir processadores de alta performance baseados na arquitetura ARM, projetados para suportar computadores pessoais, estações de trabalho, servidores e supercomputadores.

Conhecido internamente como “Projeto Denver”, o produto consiste em uma CPU Nvidia rodando instruções ARM, que será integrada no mesmo chip a uma GPU Nvidia.

“ARM é a arquitetura de CPU com a maior taxa de crescimento da história e nosso anúncio marca o começo da era da Internet em todos os lugares”, comemora Jen-Hsun Huang, presidente e CEO da companhia.

Pelo lado da ARM, o otimismo não é menor.

“A Nvidia é um parceiro chave. A empresa está muito a frente nos dispositivos SoC (system on a chip) de próxima geração”, aposta Warren East, CEO da ARM.

Novas GPUs
A Nvidia também lançou nesta sexta-feira, 07, as unidades de processamento gráfico da série GeForce 500M, criadas para laptops compostos pela próxima geração de processadores Intel Core (SandyBridge).

imagem


Os equipamentos contam com tecnologia Nvidia Optimus, o que, segundo a fabricante, dá à bateria dos notebooks vida útil mais longa, já que permite ligar e desligar o processador gráfico automaticamente, de acordo com a demanda de uso.

A nova série GeForce 500M é voltado a usuários de funções de entretenimento, como jogos, filmes, vídeos online e conteúdos em 3D.

“Para os usuários que buscam o máximo do desempenho gráfico em DirectX11, as GPUs GeForce GT540M, GT550M e GT555M, são as indicações”, destaca Rene Haas, gerente geral de Negócios de Notebook da Nvidia. “Já para quem procura mais desempenho entre os gráficos integrados, as novidades são as GeForce GT520M e GT525M”, complementa.

Introduzida há menos de um ano, a tecnologia Nvidia Optimus está presente em mais de 80% dos 500 milhões de notebooks produzidos por fabricantes de computadores como Acer, Asus, Dell, Fujitsu e Lenovo.

“São mais de 200 projetos usando nossas GPUs”, comemora Haas.

As novas GPUs da Nvidia também trazem suporte 3D Vision, suporte motor físico PhysX, para games com efeitos físicos realistas; drivers de notebook Nvidia Verde e suporte para softwares Nvidia 3DTV.

BONUS:

Com Nvidia, Audi projeta carro com mobilidade



A Audi firmou uma joint venture com a Nvidia com foco no lançamento de um carro equipado com tecnologia móvel.

O veículo contará com a plataforma de hardware Modular Infotainment System (MIS), desenvolvida pela Audi; e o software MIS, da Nvidia.

Com acesso à Internet, oferecerá recursos semelhantes aos das atuais “casas inteligentes”, como controles de segurança e permissão para adequação de sistemas de temperatura, entre outros.

Foi o que contou durante a Consumer Electronics Show 2011 (CES) o presidente da Audi, Rupert Stadler.

O carro ainda não tem previsão de lançamento.

imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário